quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CRONOGRAMAS DAS AULAS DA DISCIPLINA LEITURA E ESCRITA, MINISTRADA PELO PROFESSOR VICENTE MARTINS (UVA, SOBRAL, Letras, 2008.2)





Pró-Reitoria de Ensino de Graduação


Curso de Letras -2008.2


CRONOGRAMAS DAS AULAS DE LEITURA E ESCRITA
(2008-2009)


Prof. Vicente Martins

ENCONTRO/MÊS/DIA/ATIVIDADES ACADÊMICAS


1. /10/15/Apresentação da Prática de Ensino em Leitura e Escrita no contexto de formação inicial em Letras: ementa, carga horária, conteúdo programático, metodologia, formas de avaliação e bibliografia básica. O material didático (bibliografia) disponível para xerocação.


O material on-line (blog da disciplina). Orientação para aplicação, coleta e análise dos dados (corpus) da Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE) junto às escolas públicas. Indicação e Recomendações para as primeiras leituras da disciplina.


2. /10/15/Leitura, discussão e resenha de BRASIL: 2003, a,b; 2004. Elaborar, em ambiente domiciliar, artigo sobre “O Retrato da educação no meu município: revelações feitas a partir da coleta e análise dos dados dos IDEBs das escolas publicas nos municípios do Noroeste do Estado do Ceará”.


3. /10/22/Iniciar leitura prévia sobre alfabetização em leitura a partir de COLOMER (2002, P.59-88) CRAVEIRO (2004, p.300-316), LINS (2004, P.287-299), MARTINS (2008, p.142-143), PAULA (2004, p. 352-369) e SMITH (1999, P.19-49).


Realizar pesquisa, em ambiente virtual, e leitura dirigida on-line sobre o IDEB como avaliação nacional da aprendizagem escolar.Levantamento dos primeiros dados para a pesquisa on-line no site do INEP: http://ideb.inep.gov.br/Site/.


4. /10/22/Discussão, em sala de aula, sobre os dados disponíveis na Internet (on-line) sobre IDEB nas escolas públicas (estaduais em municipais) dos municípios dos alunos. Orientações para a pesquisa on-line no site do INEP: http://ideb.inep.gov.br/Site/ . Entrega do artigo (individual ou por grupo de cidade) sobre o IDEB nos municípios do Noroeste do Estado do Ceará. Entrega de duas versões do trabalho: impressa (A4) e digital(CD) do artigo.


5. /10/29/Leitura orientada e resenha sobre ensino da leitura e da compreensão leitora segundo COLOMER (2002, P.59-88) CRAVEIRO (2004, p.300-316), LINS (2004, P.287-299), MARTINS (2008, p.142-143), PAULA (2004, p. 352-369) e SMITH (1999, P.19-49). Preparação para exposição, em sala de aula, de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


6. /10/29/Simulação, em sala de aula, de atividade de ensino a partir do texto sobre ensino da leitura e da compreensão leitora segundo COLOMER (2002, P.59-88) CRAVEIRO (2004, p.300-316), LINS (2004, P.287-299), MARTINS (2008, p.142-143), PAULA (2004, p. 352-369) e SMITH (1999, P.19-49). Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


Orientação para aplicação, coleta e análise dos dados (corpus) da Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE) junto às escolas públicas. Indicação e Recomendações para as primeiras leituras da disciplina.


7. /11/05/Leitura orientada e resenha sobre ensino da leitura e da compreensão leitora segundo COLOMER (2002, P.59-88) CRAVEIRO (2004, p.300-316), LINS (2004, P.287-299), MARTINS (2008, p.142-143), PAULA (2004, p. 352-369) e SMITH (1999, P.19-49). Preparação para exposição, em sala de aula, de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


8. /11/05/Simulação, em sala de aula, de atividade de ensino a partir do texto sobre ensino da leitura e da compreensão leitora segundo COLOMER (2002, P.59-88) CRAVEIRO (2004, p.300-316), LINS (2004, P.287-299), MARTINS (2008, p.142-143), PAULA (2004, p. 352-369) e SMITH (1999, P.19-49). Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


9. /11/12/Leitura orientada e resenha sobre avaliação da competência leitora segundo CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173). Preparação para Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


10. /11/12/Simulação, em sala de aula, de atividade de ensino a partir do texto sobre avaliação da competência leitora segundo CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173).Preparação para Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.

Entrega das seguintes atividades acadêmicas: a) resenhas dos autores COMOMER e CAMPS (2202, P.29-88), CRAVEIRO (2004, p.300-316), LINS (2004, P.287-299), MARTINS (2008, p.142-143), PAULA (2004, p. 352-369) e SMITH (1999, P.19-49); b) Artigo científico “ O Retrato da educação no meu município: revelações feitas a partir da coleta e análise dos dados dos IDEBs das escolas publicas nos municípios do Noroeste do Estado do Ceará”.


11. /11/19/Leitura orientada e resenha sobre ensino da leitura e da compreensão leitora segundo COLOMER (2002, P.59-88) CRAVEIRO (2004, p.300-316), LINS (2004, P.287-299), MARTINS (2008, p.142-143), PAULA (2004, p. 352-369) e SMITH (1999, P.19-49). Preparação para exposição, em sala de aula, de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


12. /11/19/Simulação, em sala de aula, de atividade de ensino a partir do texto sobre ensino da leitura e da compreensão leitora segundo COLOMER (2002, P.59-88) CRAVEIRO (2004, p.300-316), LINS (2004, P.287-299), MARTINS (2008, p.142-143), PAULA (2004, p. 352-369) e SMITH (1999, P.19-49). Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


13. 11 / 26/Leitura orientada e resenha sobre avaliação da competência leitora segundo CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173).Preparação para Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


14. /11/26/Simulação, em sala de aula, de atividade de ensino a partir do texto sobre avaliação da competência leitora segundo CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173).Preparação para Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


15. /12/03Leitura orientada e resenha sobre avaliação da competência leitora segundo CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173).Preparação para Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


16. /12/03/Simulação, em sala de aula, de atividade de ensino a partir do texto sobre avaliação da competência leitora segundo CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173).Preparação para Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


17. /12/10/Leitura orientada e resenha sobre avaliação da competência leitora segundo CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173).Preparação para Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


18. /12/10/Simulação, em sala de aula, de atividade de ensino a partir do texto sobre avaliação da competência leitora segundo CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173).Preparação para Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.

19. /12/17/Leitura orientada sobre dificuldades específicas em leitura (dislexia) segundo SHAYWITZ: 2006, p.101-133. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


20. /12/17/Simulação, em sala de aula, de atividade de ensino a partir do texto sobre dificuldades específicas em leitura (dislexia) segundo SHAYWITZ: 2006, p.101-133. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


Três entregas de atividades acadêmicas: a) Resenhas dos textos: a) CONDEMARÍN (2005, p.49-88), MARCHI (2006, p.159-165) e ROLLA (2206, p.166-173) e SHAYWITZ (2006, p.1º1-133) e b) Glossário com, pelo menos, 500 verbetes, em versões impressa e digital(CD), dos termos relacionados com o conteúdo específico da disciplina extraídos de todas referências bibliográficas até aqui estudadas (unidades I e II). (AP2)


21. /01/07/2209/ Preparação para Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


22. /01/07/2009/ Realização dos Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


23. /01/14/2009Preparação para Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


24. /01/14/Realização dos Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.
25. /01/21/Preparação para Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


26. /01/21/Realização dos Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


27. /01/28/Preparação para Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.
28. /01/28/Realização dos Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


Entrega do trabalho acadêmico, por escrito, sobre a coleta e análise dos dados (corpus) da Sondagem das Dificuldades em Linguagem scrita (SDLE)) junto às escolas públicas. (AP3)


29. /02/11/Preparação para Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.
30. /02/11/Realização dos Seminários Temáticos: Tópicos especiais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.
Avaliação do professor: metodologia, conteúdo e conduta em sala de aula. Auto-avaliação do aluno na disciplina: pontos positivos e negativos no desenvolvimento, em sala de aula, da prática de ensino Leitura e Escrita (AP3).



SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS E WEBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES


1. BALIEIRO JR, Ari Pedro. Psicolingüística. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.171-201


2. DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006.


3. DEL RÉ, Alessandra. A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.13-44


4. FERNBACH, Mônica de Araújo. Escrita e interação. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 135-167.


5. FRANÇOIS, Frédéric. O que nos indica a “linguagem da criança”: algumas considerações sobre a “linguagem”. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. Pp.183-200.


6. KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1990. pp. 98-138.


7. KAUFMAN, Diana. A natureza da linguagem e sua aquisição. In GERBER, Adele. Problemas de aprendizagem relacionados à linguagem: sua natureza e tratamento. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. pp.51-71.


8. LYONS, John. Linguagem e lingüística: uma introdução. Tradução de Marilda Winkle Averbug. Rio de janeiro: Guanabara, 1999. PP.219-243.


9. MELO, Lélia Erbolato. Principais teorias/abordagens da aquisição de linguagem. In MELO, Lélia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolingüística aplicada. 2ª ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999. pp.25-53


10. PRÉNERON, Christiane. Distúrbios da linguagem oral e da comunicação das crianças. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp 63-83.
11. PUYUELO, Miguel, RONDAL, Jean-Adolphe. Manual de desenvolvimento e alterações da linguagem na criança e no adulto. Tradução de Antonio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2007. p.221-276.


12. SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à lingüística: I. objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. pp. 11-24


13. SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da linguagem. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.203-232.


14. SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 101-133.


15. VIGOTSKI, L.S. Pensameno e linguagem. tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 200. p. 11—63.

Webliografia caputurada

(uma pequena amostra da produção discente e docente):
1. BASTOS, Rafael Lira Gomes. Como a genética explica a linguagem da criança. Disponível na Internet:
http://busqueeducacao.com/detalhe_refletindo.php?id_refletindo=18. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins
2. BASTOS, Rafael Lira Gomes. Como o Adulto Influencia a Linguagem Infantil. Disponível na Internet:
http://www.profala.com/artpsico70.htm. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]


3. BASTOS, Rafael Lira Gomes. Como o adulto influencia a linguagem infantil. Disponível na Internet: http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/como-o-adulto-influencia-a-linguagem-infantil.html. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]


4. Martins, Vicente. Teoria behaviorista da aquisição da linguagem. Disponível na Internet: http://www.profala.com/arteducesp71.htm. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]


5. PRADO, Kétilla Maria Vasconcelos et alii. Pensamento de Skinner sobre a Aquisição da Linguagem. Disponível na Internet: http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=317&rv=Literatura. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]


6. SOUSA, Antônio Rômulo Bezerra de e PAIVA, Roberta Farias. Aquisição da Linguagem à luz do Modelo Gerativista. Disponível na Internet: http://www.profala.com/artpsico67.htm. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]


7. SOUSA, Antônio Rômulo Bezerra de et alii. A teoria inatista de aquisição da linguagem. Disponível na Internet: http://www.pd-literatura.com.br/contexto/abr_vm.pdf. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]


8. MARTINS, Vicente. Como ajudar crianças que trocam gê por che. Disponível na Internet: http://busqueeducacao.com/detalhe_refletindo.php?idrefletindo=14 Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]


9. MARANHÃO, José Maria V. et alii. Como as crianças adquirem as consoantes fricativas. Disponível na Internet: http://www.partes.com.br/educacao/vicentemartins/consoantesfricativas.asp. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins


10. MARTINS, Vicente. Como entender crianças que comem letras. Disponível na Internet: http://www.centrorefeducacional.com.br/comeletr.htm. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins

Troque idéias e opiniões com o professor Vicente Martins:
vicente.martins@uol.com.br

Nenhum comentário: