quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORTOGRAFIA A PARTIR DO LIVRO SENHORA


UVA – Curso de Letras – Disciplina: Leitura e Escrita (Prática de Ensino)
Professor Vicente Martins – 10 de dezembro de 2008.
ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORTOGRAFIA A PARTIR DO LIVRO SENHORA
1. Grupo A: Allana Gizele, Cristiane Melo Nobre, Débora Braga Prado
Tarefas do Grupo:
a) Técnicas de Leitura: tendo lido o livro Senhora, de José de Alencar, os alunos do grupo deverão aplicar à primeira parte da Obra (O Preço) as técnicas de “Perguntas prévias e formulação de hipóteses” (p.50-51) e de recordação ou paráfrase (p.55-57), descritas, em Avaliação Autêntica, por Mabel Condemarín e Alejandra Medina (Artes Médicas: 2005). O público-alvo: alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental,
b) Técnicas de Escrita: A partir da leitura completa da primeira parte do livro, o grupo deverá propor uma atividade de produção escrita, para alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, sobre o seguinte tema: orgulho, ciúme e paixão, em que fiquem evidenciadas as operações intelectuais que a produção de um texto requer (leia as páginas 63-74)
c) Estudo do vocabulário: os alunos deverão elaborar um glossário de palavras (informar classe de palavras e sentido contextualizado a partir do romance lido) da Primeira Parte ( O preço) do livro, que, no entender do grupo, podem levantar dúvidas quanto à grafia correta, no caso de um ditado de palavras. Propor, então, uma atividade que sensibilize os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para problemas ortográficos destas palavras selecionadas pelo grupo.
Forma de entrega dos itens a, b e c: versão impressa e uma outra em CD. Data da entrega: 14/01/2009. É muito importante fazer a referência da edição em estudo do livro Senhora, de Alencar (Editora, ano de publicação e páginas citadas)
UVA – Curso de Letras – Disciplina: Leitura e Escrita (Prática de Ensino)
Professor Vicente Martins – 10 de dezembro de 2008.
ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORTOGRAFIA A PARTIR DO LIVRO SENHORA
1. Grupo B: Fabrício pinto, Helena Costa, José Carlos Lustosa
Tarefas do Grupo:
a) Técnicas de Leitura: tendo lido o livro Senhora, de José de Alencar, os alunos do grupo deverão aplicar à Segunda parte da Obra (Quitação) a “Técnica C-Q-A” (p.51-51) e a técnica “Guias de antecipação” (p.52-53), descritas, em Avaliação Autêntica, por Mabel Condemarín e Alejandra Medina (Artes Médicas: 2005). O público-alvo: alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental,
b) Técnicas de Escrita: A partir da leitura completa da segunda parte do livro (quitação), o grupo deverá propor uma atividade de produção escrita, para alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, sobre o seguinte tema: orgulho, ciúme e paixão, em que fiquem evidenciadas as operações intelectuais que a produção de um texto requer (leia as páginas 63-74)
c) Estudo do vocabulário: os alunos deverão elaborar um glossário de palavras (informar classe de palavras e sentido contextualizado a partir do romance lido) da Segunda Parte (Quitação) do livro, que, no entender do grupo, podem levantar dúvidas quanto à grafia correta, no caso de um ditado de palavras. Propor, então, uma atividade que sensibilize os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para problemas ortográficos destas palavras selecionadas pelo grupo.
Forma de entrega dos itens a, b e c: versão impressa e uma outra em CD.Data da entrega: 14/01/2009. É muito importante fazer a referência da edição em estudo do livro Senhora, de Alencar (Editora, ano de publicação e páginas citadas)

UVA – Curso de Letras – Disciplina: Leitura e Escrita (Prática de Ensino)
Professor Vicente Martins – 10 de dezembro de 2008.
ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORTOGRAFIA A PARTIR DO LIVRO SENHORA
1. Grupo C: Luiza Selma, Márcio Diogo, Maria de Jesus
Tarefas do Grupo:
a) Técnicas de Leitura: tendo lido o livro Senhora, de José de Alencar, os alunos do grupo deverão aplicar à Terceira parte da Obra (Posse) as técnicas “Inferências e previsões” (p.53-54) e técnica de “Perguntas e Respostas sobre o que se leu” descritas, em Avaliação Autêntica, por Mabel Condemarín e Alejandra Medina (Artes Médicas: 2005). O público-alvo: alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental,
b) Técnicas de Escrita: A partir da leitura completa da terceira parte do livro (posse), o grupo deverá propor uma atividade de produção escrita, para alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, sobre o seguinte tema: orgulho, ciúme e paixão, em que fiquem evidenciadas as operações intelectuais que a produção de um texto requer (leia as páginas 63-74)
c) Estudo do vocabulário: os alunos deverão elaborar um glossário de palavras (informar classe de palavras e sentido contextualizado a partir do romance lido) da Terceira Parte (Posse) do livro, que, no entender do grupo, podem levantar dúvidas quanto à grafia correta, no caso de um ditado de palavras. Propor, então, uma atividade que sensibilize os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para problemas ortográficos destas palavras selecionadas pelo grupo.
Forma de entrega dos itens a, b e c: versão impressa e uma outra em CD.Data da entrega: 14/01/2009. É muito importante fazer a referência da edição em estudo do livro Senhora, de Alencar (Editora, ano de publicação e páginas citadas)
UVA – Curso de Letras – Disciplina: Leitura e Escrita (Prática de Ensino)
Professor Vicente Martins – 10 de dezembro de 2008.
ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORTOGRAFIA A PARTIR DO LIVRO SENHORA
1. Grupo D: Natália, Kaciana Gomes, Rebeca, [Antônio Jander]
Tarefas do Grupo:
a) Técnicas de Leitura: tendo lido o livro Senhora, de José de Alencar, os alunos do grupo deverão aplicar à Quarta Parte da Obra (Resgate) as técnicas “Organogramas gráficos”(p.57-59) e técnica de “Resumos” (p.59-61) descritas, em Avaliação Autêntica, por Mabel Condemarín e Alejandra Medina (Artes Médicas: 2005). O público-alvo: alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental,
b) Técnicas de Escrita: A partir da leitura completa da Quarta Parte da Obra (Resgate) o grupo deverá propor uma atividade de produção escrita, para alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, sobre o seguinte tema: orgulho, ciúme e paixão, em que fiquem evidenciadas as operações intelectuais que a produção de um texto requer (leia as páginas 63-74)
c) Estudo do vocabulário: os alunos deverão elaborar um glossário de palavras (informar classe de palavras e sentido contextualizado a partir do romance lido) da Quarta Parte da Obra (Resgate) do livro, que, no entender do grupo, podem levantar dúvidas quanto à grafia correta, no caso de um ditado de palavras. Propor, então, uma atividade que sensibilize os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para problemas ortográficos destas palavras selecionadas pelo grupo.
Forma de entrega dos itens a, b e c: versão impressa e uma outra em CD.Data da entrega: 14/01/2009. É muito importante fazer a referência da edição em estudo do livro Senhora, de Alencar (Editora, ano de publicação e páginas citadas)

UVA – Curso de Letras – Disciplina: Leitura e Escrita (Prática de Ensino)
Professor Vicente Martins – 10 de dezembro de 2008.
ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORTOGRAFIA A PARTIR DO LIVRO SENHORA
2. Grupo E: Selma Nunes, Simone, Tatiana, Equésia, [, Ana Tafnes]
Tarefas do Grupo:
a) Técnicas de Leitura: tendo lido o livro Senhora, de José de Alencar, os alunos do grupo deverão aplicar à primeira parte da Obra (O Preço) as técnicas de “Leitura crítica” (p.60) e a técnica de “Respostas à literatura” (p.61-62) descritas, em Avaliação Autêntica, por Mabel Condemarín e Alejandra Medina (Artes Médicas: 2005). O público-alvo: alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental,
b) Técnicas de Escrita: A partir da leitura completa da primeira parte do livro, o grupo deverá propor uma atividade de produção escrita, para alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, sobre o seguinte tema:” O ciúme não nasce do amor, e sim, do orgulho”, em que fiquem evidenciadas as operações intelectuais que a produção de um texto requer (leia as páginas 63-74)
c) Estudo do vocabulário: os alunos deverão elaborar um glossário de palavras (informar classe de palavras e sentido contextualizado a partir do romance lido) da Primeira Parte ( O preço) do livro, que, no entender do grupo, podem levantar dúvidas quanto à grafia correta, no caso de um ditado de palavras. Propor, então, uma atividade que sensibilize os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para problemas ortográficos destas palavras selecionadas pelo grupo.
Forma de entrega dos itens a, b e c: versão impressa e uma outra em CD. Data da entrega: 14/01/2009. É muito importante fazer a referência da edição em estudo do livro Senhora, de Alencar (Editora, ano de publicação e páginas citadas)


UVA – Curso de Letras – Disciplina: Leitura e Escrita (Prática de Ensino)
Professor Vicente Martins – 10 de dezembro de 2008.
ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORTOGRAFIA A PARTIR DO LIVRO SENHORA
3. Grupo F: Mayumi, Regina Madeira, Valéria Lopes, [Ana Julia] Tarefas do Grupo:
a) Técnicas de Leitura: tendo lido o livro Senhora, de José de Alencar, os alunos do grupo deverão aplicar à Segunda parte da Obra (Quitação) a “Técnica C-Q-A” (p.51-51) e a técnica “ Discussões, comentários e enxurrada de idéias” (p.52-53), descritas, em Avaliação Autêntica, por Mabel Condemarín e Alejandra Medina (Artes Médicas: 2005). O público-alvo: alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental,
b) Técnicas de Escrita: A partir da leitura completa da Segunda Parte do livro (quitação), o grupo deverá propor uma atividade de produção escrita, para alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, sobre o seguinte tema: “ Você acredita que Fernando Seixas chegou a amar Aurélia Camargo”, em que fiquem evidenciadas as operações intelectuais que a produção de um texto requer (leia as páginas 63-74)
c) Estudo do vocabulário: os alunos deverão elaborar um glossário de palavras (informar classe de palavras e sentido contextualizado a partir do romance lido) da Segunda Parte (Quitação) do livro, que, no entender do grupo, podem levantar dúvidas quanto à grafia correta, no caso de um ditado de palavras. Propor, então, uma atividade que sensibilize os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para problemas ortográficos destas palavras selecionadas pelo grupo.
Forma de entrega dos itens a, b e c: versão impressa e uma outra em CD.Data da entrega: 14/01/2009. É muito importante fazer a referência da edição em estudo do livro Senhora, de Alencar (Editora, ano de publicação e páginas citadas)

Nenhum comentário: